A importância de conhecer a sua água
Tem coisas que a gente esquece que existem. Talvez por estarem sempre ali. A água é uma delas. Invisível de tão presente. Silenciosa, mesmo sendo fonte de toda vida. A gente bebe, cozinha, lava, rega, molha, bebe… sem sequer perguntar de onde veio, como chegou ou o que carrega.
Mas toda água tem uma história.
Pode vir de uma nascente encravada na montanha, anos a fio sendo filtrada por rochas e absorvendo minerais e percorrendo quilômetros até emergir em uma fonte ou em um poço. Pode ser congelada de geleiras, ou até mesmo de icebergs. Pode ser tratada e entregue em sua casa através da torneira ou nascer pura do ventre da terra. Pode ser leve como uma brisa ou densa como uma memória antiga.
E sim, elas tem gosto, tem corpo, tem alma, tem identidade única, carregando seu DNA exclusivo.
Conhecer a sua água é um ato de presença. É olhar para dentro e para o mundo. É entender o que entra no seu corpo, o que compõe seu café da manhã, seu almoço de família aos domingos, é entender a fonte da vida. É perceber que ela afeta não só o sabor, mas a saúde, o humor, o sono, a digestão, o ritmo das coisas.
É como aprender um novo idioma, só que feito de silêncio.
Na água existe tempo. Um tempo que a gente não controla. Existe água de mais de 15 mil anos, outras que acabaram de brotar. E todas, sem exceção, têm algo a dizer. O som ao abrir uma garrafa, a dança das bolhas, o frescor na boca. A água fala, se você souber escutar. Ela nos mostra humildade, se souber enxergar. Ela nos ensina o tempo inteiro se quiser aprender.
Ser Sommelier de Águas não é sobre luxo. É sobre respeito. Pela natureza, pelo corpo, pelo alimento, por quem somos, pela nossa história, e principalmente, por si próprio. Porque somos, em grande parte, água e uma extensão dos Oceanos.
Um dos primeiros passos pra cuidar e construir um mundo melhor para as próximas gerações é conhecer a sua própria água. Hidrate-se conscientemente. Saúde!
#ConheçaSuaÁgua